domingo, 19 de setembro de 2010

Como Comprei Um Apartamento Mesmo Endividada

Share it Please
Quando eu casei, morava sozinha em um imóvel dos meus pais, pois eles mudaram para outra cidade. Minha mãe emprestou a casa para eu morar mesmo depois de casada. Fiz um pequeníssima reforma e após dois anos, ela pediu o imóvel para morar.
Nesta ocasião tudo o que eu tinha eram muitas dívidas e nenhuma reserva de grana.
Comecei a pensar em uma solução e pesquisar o preço dos apartamentos. Não foi difícil chegar à conclusão de que não tinha a menor possibilidade de compra.
Conversando com algumas pessoas, conheci a possibilidade de comprar um imóvel através do leilão da Caixa Econômica Federal. Achei interessante e comecei a procurar apartamento no site da Caixa.
Os imóveis da Caixa geralmente têm o valor bem inferior.
Eu não tinha conhecimento de que estes imóveis eram de pessoas que não conseguiram manter o financiamento e tinham que devolver o imóvel, então comecei a me informar de todas as maneiras, muitos me disseram o quanto era arriscado comprar um apartamento por leilão, mas continuei me informando, e conheci alguém que havia comprado e obteve sucesso.

Para quem não sabe, os imóveis vendidos geralmente estão ocupados e por isto não há como conhecer (é uma compra no escuro) e também a responsabilidade de tirar quem está ocupando o imóvel é do novo comprador (e neste caso , eu).

Neste período fomos visitar um amigo, e meu marido adorou o apartamento dele, muito tranquilo, bem localizado e bem espaçoso.
Acredite se quiser,mas nas minhas buscas por imóveis que foram a leilão, encontrei um no condomínio deste meu amigo (o que ajudou muito, pois sabíamos o tamanho e tudo o mais).Hoje moramos no andar de cima .

Acho que este foi o período mais stressante da minha vida, nunca fiquei tão ansiosa, porque tinha muito medo de não conseguir tirar o antigo proprietário, algumas histórias são de muita dor de cabeça.

Mas... Voltando ao fato de que não tinha nenhum real...

Lembrei que eu tinha um carro, e fiz a opção de vender , fizemos um super rateio com FGTS , férias, 13º salário e economizamos o período de enrolação para liberação da Caixa (três meses) para dar a entrada. Conseguimos!
Compramos com uma diferença de 30% do valor do mercado na época (por ser leilão) e cinco meses depois ,valorizou 100% (por causa do boom imobiliário).

Ah! Tem outro detalhe , geralmente estes imóveis tem processo na justiça (e por isto muitos conseguem ganhar e não saem) e é claro que comigo não foi diferente.
Eu acompanhei todo o processo pela internet, e quase enlouqueci uma amiga advogada com tantas perguntas, me informei tanto sobre o assunto que no final eu orientei o corretor da caixa como agir com seus clientes em casos como este.

Orientada por minha amiga (advogada), depois de registrar o imóvel no meu nome, encaminhei através do cartório a notificação de que o imóvel a partir daquela data estava em meu nome, e que as pessoas que moram nele , estavam de maneira ilegal, determinei uma data para que deixassem o imóvel e com a ressalva de deveria estar em perfeito estado.

Na data marcada, me foi entregue a chave em mãos com direito a mostrar as condições do apartamento e tudo (o que não é nada comum para quem compra nestas condições).
É claro que aconteceram muitas coisinhas, mas não dá para relatar tudo.

Honestamente, nem sei como passei por tudo isto, mas valeu super a pena. O nosso AP é muito fofo, fizemos uma reforma básica e é lógico que por conta das malditas dívidas ainda faltam alguns detalhes, mas não tem problema não, estamos programando comprar outro daqui dois anos, para aproveitar a valorização.

Ai,ai, está vida é uma loucura!

Ah! Sabe quem pintou todas as paredes? Eu.
Um abraço e obrigada por acompanhar a minha história.

Até mais!



Obs.: Não quero deixar a imagem de que comprar imóvel por leilão é tranquilo e suave, ao contrário, é bem arriscado, é preciso muita informação e cuidado.



4 comentários:

Ção disse...

Olá Luciene

Que bom, que no final deu tudo certo.
Para investidores essa modalidade é muito lucrativa; mas prá gente que quer o nosso cantinho, o estresse é máximo.

Bjs

Luciene Soares disse...

Oi Ção, é verdade, tenho intensão de investir nesta modalidade em um futuro não muito distante.
E com relação a compra para moradia,valeu a pena correr o risco.
Abraço!!!

Bruno Tanaka disse...

Olá Luciene, tudo bem? Se você tiver oportunidade de ir na Expo Money, estarei atendendo na clínica financeira e ministrando mini palestras sobre a importância do planejamento financeiro pessoal. Será um prazer recebê-la.
Um abraço,
Bruno Tanaka

Luciene Soares disse...

Olá Bruno,
Não foi possível ir ao evento, até fiz a inscrição mas tive outros compromissos.
Sucesso, nas suas palestras.
Abraço

Blogroll

About