terça-feira, 20 de julho de 2010

Planilha de Orçamento Pessoal

Share it Please
Agora que já é sabido o tamanho do estrago financeiro que as dívidas foram capaz de fazer, é
muito importante que seja feito um controle de gastos.
Talvez você já tenha sentido aquela sensação de que não se sabe para onde vai o dinheiro. Pois então, fazendo o controle de todos os gastos, é possível perceber onde “a torneira está aberta” .
É fundamental que seja contabilizado aqueles pequenos gastos do dia a dia (estes são com certeza um dos maiores vilões do bolso).Um docinho aqui, uma blusinha ali, um presentinho e quando pegamos o extrato da conta corrente, já estamos de mãos dadas com o cheque especial ( que má companhia hein!).
Para começar, faça um orçamento mensal detalhado, de despesas e ganhos,é ele quem vai te ajudar organizar suas finanças.
Irão constar neste orçamento todos os seus ganhos (receitas) e as despesas também (estas costumam ser muitas), gastos com moradia, vestuário, educação, transporte etc.
Todo este controle pode ser feito com a ajuda de uma planilha. Você mesmo pode fazer uma no Excel, mas também pode ser feita com papel e caneta.
Vou disponibilizar aqui, um modelo que na minha opinião é bem completa, consegui no site da Bovespa.
Atualizar e controlar a planilha também não é uma tarefa muito fácil, é necessário muita disciplina e força de vontade para mante-la atualizada.
Planilha aqui:

2 comentários:

Tiago Bigode disse...

Eu tambem tinha esses problemas, mas recomendo o uso de um software para esse controle.

Atualmente estou usando o Orcamento Facil é muito mesmo, vale a pena conferir.

Luciene dos Santos Soares disse...

Olá Thiago,
Obrigada pela sugestão,vou verificar este software.
Até mais!!!

Blogroll

About